sábado, 4 de junho de 2011

ENTRE RIOS Documentário sobre ocupação urbana e alagamentos em São Paulo

   Achei esse vídeo muito interessante sobre a influência da ocupação urbana, neste caso sobre como essa ocupação fechou ou canalizou rios largos para pequenos e estreitos caminhos, o que (junto a lixo jogado na rua) é uma das principais causas dos constantes alagamentos em São Paulo, mas fica a pergunta, o que eu, professor  de história tenho com isso, esse tipo de problema também ocorre na minha cidade natal, Pelotas, em função de um braço do canal Santa Bárbara que foi modificado para onde é hoje, dividindo o centro de Pelotas e o bairro Fragata...
 Bom, aqui está o vídeo, que eu achei no Chongas e vou ver se acho fotos do Santa Bárbara pra postar junto...
Vídeo:  Entre Rios

Fotos do Sta. Bárbara, algumas antigas e uma que mostra em azul a direita eu curso antigo (bem irregular, mas cortando a cidade) e a esquerda o curso atual:



P.S. Agradeço ao pessoal do Projeto Viva o Santa - da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UCPel in http://vivaosanta.wordpress.com/2009/07/09/o-canal-santa-barbara/ pelas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário